terça-feira, 24 de junho de 2008

A VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE ATUAL.

VIVEMOS NUMA SOCIEDADE MUITO DOENTE, A QUAL NOS EXIGE UMA MOVIMENTAÇÃO CONSTANTE, AINDA QUE VAZIA.

A VIOLÊNCIA É UMA EXPRESSÃO DESSA DOENÇA MENTAL, POR PRIVAÇÃO DE AMOR. A FALTA DE AMOR FAZ COM QUE AS PESSOAS ADOEÇAM, AGITEM-SE. ISSO NOS MOSTRA O QUANTO O OUTRO NOS FAZ FALTA. A FALTA DE AMOR TORNA-SE INSUPORTÁVEL, PORTANTO, AGIMOS, SEM SE QUER REFLETIR E, TOLERAR A DÚVIDA. ASSIM, RESPONDE A DEMANDA DO OUTRO.
DIGO DE OUTRA FORMA: “O ATO VIOLENTO ME PERMITE POR UNS MINUTOS ME SENTIR EXISTINDO”.

PENSAR É DAR UM SIGNIFICADO, UM SENTIDO A VIDA. SÓCRATES DIZ: “O PENSAR ACOMPANHA O VIVER”. (p.58).

QUEM NÃO AMA ADOECE. A DOENÇA PASSA A SER A SUA COMPANHIA. PORTANTO, AS PESSOAS DOENTES NÃO SE RELACIONAM, NÃO VIVEM COMO PODERIAM VIVER, NÃO DÃO O QUE TEM E PODEM DAR DE MELHOR DE SI. POIS, O GRANDE PROBLEMA DA ATUALIDADE É A DESESTRUTURA FAMILIAR, a AUSÊNCIA DE FAMÍLIA e, principalmente a AUSÊNCIA DO PAI.

NAS CLASSES MENOS FAVORECIDAS O CONVIVIO COM A VIOLÊNCIA É CONSTANTE. MAS, NAS CLASSES SOCIAIS E ECONÔMICAS MAIS PRIVILEGIADAS, TAMBÉM OCORREM OS ATOS VIOLENTOS, SENTEM-SE PROTEGIDOS PELO PODER ECONÔMICO, ONDE PODEM TUDO E, NADA DEVEM.

O DESAMPARO E O ABANDONO AFETIVO, SÃO AS PROVÁVEIS CAUSAS DA CRESCENTE E AVASSALADORA VIOLÊNCIA.

OS JOVENS SÃO O REFLEXO E O ESPELHO DAS FAMILIAS.

COMO EXPLICARIAMOS AQUELES CASOS ONDE HÁ BOA ESTRUTURA FAMILIAR?

BEM, AQUI NOS DEPARAMOS COM SITUAÇÕES DE DOENÇAS CONGÊNITAS, DIAGNOSTICADAS TARDIAMENTE, ENTRE OUTRAS EXPLICAÇÕES. CADA CASO SEMPRE SERÁ UM CASO.

OUTRO PONTO A SER RESSALTADO PARA PENSARMOS, DIZ RESPEITO à FALTA DE LIMITES, A AUSÊNCIA DE PAI.

MUITAS FAMILIAS SE OMITEM, NA SUA FUNÇÃO, OU SEJA, COLOCAR LIMITES É ATRIBUIÇÃO DOS PAIS. OS PAIS SÃO POR DETERMINADO TEMPO, A LEI, SURGEM COMO AQUELE QUE É CAPAZ DE FREAR O INDIVÍDUO, NA VERDADE ELE NÃO É A LEI, ELE APRESENTA A LEI À CRIANÇA. MAS, POR OUTRO LADO, TAMBÉM APARECE COMO RIVAL. PORÉM, SE ELES NÃO O FIZEREM QUEM FARÁ?

A POLÍCIA VAI COLOCAR A LEI QUE LHES FALTA. SABEM POR QUÊ?PORQUE O SER HUMANO PRECISA DE CONTENÇÃO, DE PROTEÇÃO, DE CUIDADO E, CUIDADO PRESSUPÕE RESPEITO.

LARGAR DE MÃO PARA NÃO SE INCOMODAREM, PARA SE VER LIVRE DA APURRINHAÇÃO DO FILHO É UM GRAVE PROBLEMA, POIS ISSO SE CHAMA DESCUIDO E, DESCUIDO IMPLICA NÃO SE SENTIREM AMADOS, OLHADOS. ENTÃO, VÃO AOS CAMINHOS DA VIOLÊNCIA, DO CRIME QUE TEM OS MAIS VÁRIADOS DESTINOS, MAS O OBJETIVO É UM SÓ: “OLHEM-ME PELO MENOS POR UM MINUTO”, ASSIM ME SENTIREI UM INDIVÍDUO COMO QUALQUER OUTRO. USAM A VIOLÊNCIA COMO, MUITAS VEZES, A ÚNICA SAÍDA PARA SEREM RECONHECIDOS, OLHADOS. O DESAMPARO É UMA FORMA DE VIOLÊNCIA.

AS PESSOAS AGRESSIVAS E VIOLENTAS TÊM SEMPRE NO SEU HISTÓRICO UMA FALTA DE CONTINÊNCIA ÀS SUAS ANSIEDADES DOS INICIOS DA VIDA, IMPOSSIBILITANDO ASSIM O CONTROLE DA IMPULSIVIDADE.

A FALTA DE FÉ É OUTRO GRAVE PROBLEMA. A AUSÊNCIA DE DEUS É O QUE, MUITAS VEZES, A LEVA A COMETER BARBARIDADES. A PRÓPRIA FAMÍLIA NÃO APRESENTA À CRIANÇA A PRESENÇA DE DEUS, PORTANTO, QUEM NÃO TEM UMA RELIGIÃO NÃO TEM NADA, TUDO PODE, NÃO PENSAM, AGEM, POIS PENSAR IMPLICA PERCEBEREM QUE LHES FALTA AMOR PRÓPRIO, AUTO-ESTIMA, SENDO ASSIM A VIOLÊNCIA AUMENTA CADA DIA QUE PASSA. A FALTA DE PREOCUPAÇÃO COM O OUTRO, ENTÃO NEM SE FALA.

OS VIOLENTOS NEGAM QUE PRECISAM DOS OUTROS, NOS ATOS VIOLENTOS ELES EXPRESSAM OS SEUS SOFRIMENTOS.

AS PESSOAS DURONAS, POR TRAZ TÊM UM LADO MUITO FRÁGIL, CARENTE.

DEVEMOS ESTIMULAR O DIÁLOGO E NÃO O CASTIGO, POIS O MESMO REFORÇA A VIOLÊNCIA. NÃO PODEMOS ENSINAR QUE A MANEIRA DE RESOLVE AS COISAS É NA BASE DA FORÇA.

OUTRO PONTO PARA PENSARMOS É QUANTO A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. O QUE É ISSO?

HUMILHAÇÕES
DEPRECIAÇÃO
DISCRIMINAÇÃO

TUDO ISSO E MUITO MAIS É AGRESSÃO VELADA QUE POR INCRÍVEL QUE PAREÇA ESTÁ PRESENTE NO NOSSO DIA-A-DIA.

HOJE, AS CRIANÇAS SE CRIAM MUITO SÓZINHAS, CRESCEM ACHANDO-SE AS DONAS DO MUNDO. AUTORIZAM-SE A FAZEREM O QUE QUISEREM.

“O VERDADEIRO PODER DO HOMEM NÃO CONSISTEM NOS ATOS DE VIOLÊNCIA FÍSICA,QUANDO UM HOMEM CONQUISTA O VERDADEIRO PODER,TODA A ANTIGA VIOLÊNCIA ACABA EM BENEVOLÊNCIA” (TRECHO EXTRAÍDO DE UMA MENSAGEM RECEBIDA POR UMA GRANDE AMIGA DA BAHIA, MARIA DA FELICIDADE).
MARI GLEIDE MACCARI SOARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.