terça-feira, 24 de março de 2009

ZERO HORA ( 24/03/2009)

SENSAÇÃO DA TV VIRA CASO DE JUSTIÇA

INFÂNCIA: MAISA ESTÁ PROIBIDA DE APARECER NO PROGRAMA DOMINICAL DE SILVIO SANTOS.

CHORO DE FENÔMENO DA TV PARA NA JUSTIÇA

Menina-prodígio do apresentador Silvio Santos, Maisa Silva está proibida pela justiça de trabalhar em programas do canal SBT. Na sexta-feira a Vara da infância e da Juventude da Comarca de Osasco (SP)revogou uma licença que permitia a atuação na TV da guria-sete anos completos na mesma sexta feira.

A decisão esquenta o debate sobre os limites da atuação de menores em programas de TV, do qual o caso Mais é emblemático. A menina apresenta desenhos no SBT e participa aos domingos, de um quadro no Programa Silvio Santos. Na ação do Ministério Público paulista, acatada pela juíza auxiliar Ana Helena Rodrigues Mellim, a promotoria usou o argumento de que Maisa era submetida a situações impróprias que ferem o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) e também ressaltou que a participação da garota não observa “ o direito à liberdade e o respeito `a dignidade do ser humano em desenvolvimento”.

A polêmica tomou força quando Maisa chorou duas vezes no ar, nos dias 10 e 17 deste mês, no quadro ao lado de Silvio Santos. Em uma, um garoto pintado de monstro a assustou. Na outra, ela chegou a bater a cabeça em uma câmera . A reação de Silvio Santos, que chamou Maisa de “ medrosa” foi considerada inadequada por especialistas em infância e representantes do Ministério
Público.

A Psicologa e Psicanalista gaúcha Mari Gleide Maccari Soares comenta: A Maisa é uma criança com talento brilhante que está sendo explorado à exaustão. Esta criança chegou ao seu limite, esta sobrecarregada, reclama e chora no ar por qualquer coisa. E não só pela quantidade de trabalho, mas pelos assuntos que trata. É tudo muito pesado.

Mari Gleide também lembra que a criação de um personagem , usando cachinhos e vestidos de babados, reforça a idéia de que é uma criança fazendo papel de adulto, “ o que torna tudo ainda mais cruel “. Segundo Mari os pais de Maisa não têm condições de estabelecer estes limites porque é tudo muito tentador.
- Eles são de origem humilde, e a criança está promovendo o sustento da casa. Resta a Justiça limitar a atuação desta menina.
Programas de TV já divulgaram apoio a Maisa. O jornalista e apresentador CQC, da BAND, Marcelo Tas, se negou a exibir as imagens de Maisa no quadro Top Five, alegando que “ não acha nenhuma graça em ver uma criança humilhada em rede nacional”
O SBT divulgou que vai acatar a decisão da justiça e que a apresentadora mirim não estará no programa Silvio Santos deste domingo. Ainda a emissora, a decisão da justiça não afeta os programas de desenho Sábado Animado e Domingo Animado.
Também na sexta feira, o Ministério Público Federal informou que deseja saber do Ministério das Comunicações se o órgão tomará providencias quanto as denúncias de exposição inadequada da menina. Além disso, a família da apresentadora já recebeu a visita de uma representante do Conselho Tutelar, na casa onde moram, em São José dos Campos (SP). Os pais devem ser entrevistados novamente, agora com a presença da filha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.