segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ela fala sobre bullying - Mari Glide no ZH Moinhos


Por Miréia Borges, Conselho de BlogueirosConheci a psicóloga e psicanalista Mari Gleide Soares na Rua Tobias da Silva, aqui no Moinhos de Vento. Estávamos tomando um cafezinho em uma das nossas cafeterias, quando ouvi falar sobre o bullying nas escolas. Lógico que não deixei passar e fui conversar com Mari Gleidi.
Ela me disse que faz palestras em escolas, e é muito solicitada para falar desse tema no nordeste do país (inclusive tinha chegado fazia dois dias de Salvador e de João Pessoa). Mari Gleide começou a falar e senti que ela domina muito bem o tema. Explanou com bastante entusiasmo sobre o que acha sobre o bullying. Segundo ela, há um despreparo grande por parte do corpo docente das escolas. Em alguns casos, os professores não notam nada, a não ser briguinha entre alunos.


Os estudantes não têm referência familiar, diz ela, não têm limites, pois a família está destituída, e a escola passa a ser o único referencial de limites.
Como na vida atual está cada um por si, os pais saem e deixam os filhos muito tempo sozinhos, então há um abandono afetivo, onde o material se sobressai, e surgem os desajustes emocionais. A família agride o professor, pois ele é uma projeção. Ela teria que conter aquele filho e não consegue, então projeta, desconta no professor a sua incapacidade de ser pai ou mãe.
Em 2009, Mari Gleide escreveu o livro Violência? Privação de Amor. No final de 2008, lançou um blog para acompanhar a “modernidade” dos alunos (www.marigleidepsico.blogspot.com). Ela ministra palestras nesse Brasil afora para poder conter a violência dentro do seio familiar.
Valeu o encontro em pleno Moinhos de Vento com alguém que faz, não espera acontecer.
Fonte: ZH Moinhos - http://wp.clicrbs.com.br/zhmoinhos/2010/05/03/ela-fala-sobre-bullying/?topo=13,1,1,,,13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.