terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

BRINQUEDO E TELEVISÃO

A criança aprende a brincar na interação com o outro. Porém, não é o que acontece na nossa sociedade atual, pois a cada dia as pessoas estão com mais compromissos e não conseguem cuidar de seus filhos de forma adequada. Então, usam como recurso os brinquedos e a televisão e, esquecem que as relações, os laços afetivos são o que marcam, o que ficam na vida da criança. Tanto que brincar vem do latim VINCULLUM e é o espaço do investimento afetivo e, isso hoje está se esvaziando.
É comum os pais atirarem os brinquedos na sala e esperam que a criança se distraia para que assim o adulto possa fazer seus afazeres. Só que a criança termina na cozinha, perto da mãe, brincando com as panelas, porque a mesma quer se RELACIONAR.
Quanto mais a criança sente que a mãe quer ficar longe dela mais se gruda na mãe, pois a criança ,no início da vida, é um ser que só sente. A partir daí surge o sentimento de REJEIÇÃO, a criança não entende o porque daquilo,gerando assim lacunas na construção da subjetividade e, posteriormente nos vínculos afetivos. Desta forma, estamos criando crianças angustiadas, agressivas, impulsivas, violentas e inseguras pela falta de AMOR.
Os brinquedos possibilitam, com a ajuda dos pais, no desenvolvimento do potencial criativo da criança. E é nesse momento que a mesma se sente AMADA, pois o adulto está a sua disposição. É importante essa interação lúdica com a criança. Brincar é uma atividade que dá condições de pensar, de sonhar e de criar.
A televisão tem o mesmo efeito dos brinquedos que são na maioria das vezes muitos e, isso não é saudável. No momento que são colocados em frente a TV a situação se agrava, a criança pode interpretar de maneira desvirtuada, pois estará sozinha na frente do aparelho a fim de se distrair e não incomodar,não atrapalhar o adulto cuidador. Mas, logo após os pais dizem que as amam , fica uma dupla mensagem, isto gera CONFUSÂO. É uma dicotomia.
Brinquedo e TV não substituem o papel e a presença dos pais.
A criança aprende com o que ela vive e não com o que ela ouve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.